Morfologia
A morfologia urbana é o estudo da estruturas, formas e transformações da cidade.
Em urbanismo, uma cidade é considerada como um ser vivo, que se transforma a cada segundo e como tal possui funções variadas, criadas por inúmeros indivíduos e com uma velocidade imperceptível[carece de fontes?].
Uma imagem física urbana é composta de cinco elementos[carece de fontes?]: vias, limites, bairros, cruzamentos e ícones (ou monumentos).
Os elementos móveis são as pessoas e suas atividades[carece de fontes?].
É o estudo da forma urbana, caracterização física de uma aglomeração urbana. Infra-estrutura Urbana - conjunto de instalações realizadas no subsolo para atender às necessidades básicas para as atividades humanas, através do espaço tais como: vias e estacionamentos, transportes coletivos, saneamento básico, água, eletricidade, comunicações, gás, praças, parques, limpeza pública, cemitérios e outros.
O que ela estuda?
Os aspectos exteriores do meio urbano e as suas relações recíprocas, definindo e explicando a paisagem urbana e sua estrutura.
Quais são as dimensões espaciais da morfologia urbana ?
Dimensão setorial – Escala da rua (mobiliário urbano, fachadas, pavimentos, arvores)
Dimensão Urbana – Escala do bairro (ruas, praças, quarteirões)
Dimensão territorial – Escala da cidade (bairros)
Elementos Morfologicos
O solo
O lote
A fachada
O traçado/ a Rua
O monumento
O mobiliário urbano
Os edificios
O quarteirão
A calçada (passeio)
A praça
A árvore/a Vegetação
GLEBA: porção de terra rústica que ainda não foi objeto de arruamento ou parcelamento.
PARCELAMENTO: Qualquer divisão do solo, com ou sem abertura de vias de circulação, que resulte em novas unidades imobiliárias
LOTEAMENTO: É a subdivisão de gleba em lotes destinados a edificação, com abertura de novas vias de circulação, ou prolongamento, modificação ou ampliação das vias existentes.
QUADRA: É o lote ou conjunto de lotes delimitados por vias de