Morfologia
Formação de Palavras
Análise do Jornal de Notícias de 12/12/2012 - Quarta-Feira
Em virtude do trabalho requisitado pela professora de Linguística de Texto I, decidi analisar o jornal diário JN, essencialmente devido à sua grande variedade de artigos nas áreas mais predominantes da cultura portuguesa.
Para melhor visualização dos exemplos de palavras encontrados no JN, sublinhá-los-ei cuidadosamente nas folhas de jornal. Em adição, será ainda descrito nos processos de formação morfológica (apresentados em baixo) a página em que se encontram.
Processos de formação morfológica * Derivação - é um processo que consiste no acréscimo de morfemas a um radical já existente, a fim de representar um conceito relacionado à palavra original.
* Prefixação - consiste em adicionar ao radical um prefixo. * Exemplo: “…ilegais?” (Página 2)
* Sufixação - consiste em adicionar ao radical um sufixo. * Exemplo: “…abruptamente…” (Página 2)
* Prefixação e sufixação - consiste em adicionar ao radical um prefixo e um sufixo. * Exemplo: “Desempregados…” (Página 1)
* Parassíntese - consiste em adicionar ao radical, simultaneamente, um prefixo e um sufixo de forma dependente, ou seja, os dois afixos não se podem separar, devem ser usados ao mesmo tempo, pois sem um deles a palavra não tem significado. * Exemplo: afunilar, engaiolar, engordar, emagrecer, apodrecer, anoitecer. (Como não consegui visualizar nenhum exemplo no JN, escrevi alguns que sabia.) * Conversão ou derivação imprópria - consiste na mudança de classe ou de subclasse de certas palavras e, simultaneamente, uma mudança de significado, sem alteração da forma. * Exemplo: “…Porto” (página 6); “…porto” (página 43)
* Composição - é um processo através do qual novas palavras com significado próprio são formadas pela junção de duas ou mais palavras já existentes. *