morfologia vegetal
2 – Periderme – é o tecido de proteção secundário que reveste externamente o caule e a raiz em substituição à epiderme quando esta é eliminada durante o crescimento secundário. Ele é formado a partir da epiderme do tecido meristemático.
3 – Os liquens são ecologicamente importantes, pois são indicadores muito sensíveis dos componentes tóxicos do ar poluído, por exemplo, dióxido de enxofre, e são usados no monitoramento dos poluentes atmosféricos, especialmente ao redor das cidades, os liquens portadores de ciano bactérias são sensíveis à este dióxido, como a poluição do ar pode limitar a fixação de nitrogênio em comunidades naturais, causando alterações na fertilidade, este estudo se torna de extrema importância.
4- Um subsídio importante é o de pesquisa com a utilização do pau Brasil visando à preservação e utilização ornamental em projetos de arborização urbana com o objetivo de analise do desenvolvimento da periderme sobre suas características de desenvolvimento em diferentes condições atmosféricas para um possível grau de adaptação.
05- A periderme consiste em tecido morto (súber ou felema), com função protetora (essas células estão frouxamente organizadas para promover aeração dos tecidos internos – para não fungar por exemplo). Ela também inclui o cambio da casca ou felogênio e a feloderme, tecido parenquimático vivo. A epiderme constitui o sistema dérmico (de revestimento) de folhas, partes de flores, frutos sementes e também caules e raízes, são bastante variadas, tanto em estrutura como em função.
06- As relações entre lenho, casca e periderme mostram uma tendência à diminuição da produção de periderme em espécimes expostos a altas concentrações de poluentes refletindo uma diminuição na atividade do felogênio quando as plantas se encontram sob estresse. Lesões superficiais, alta incidência de doenças e invasão de patógenos, perda excessiva de água e da capacidade de reter umidade