meu trabalho
1. Entre os países pioneiros no processo de industrialização encontram-se o Reino Unido, a França, a Bélgica e os Estados Unidos. Destes vamos estudar os dois mais importantes: o Reino Unido, o precursor de todos, e os Estados Unidos, a maior potência econômica mundial.
2. Com uma poderosa frota naval no século XVII, o Reino Unido tornou- se a maior potência mercantil do mundo. Um século depois, os capitais acumulados nesse período foram gradativamente investidos na ampliação da rede de ferrovias e hidrovias, na extração de carvão e na instalação de indústrias. Isso permitiu grandes avanços técnicos nas indústrias têxtil, siderúrgicas e navais, os ramos mais importantes da 1ª Revolução Industrial. tear mecânico de cartwright
3. O SURGIMENTO DA PRODUÇÃO CAPITALISTA: A FÁBRICA...
4. O Reino Unido tinha a vantagem de dispor de grandes reservas de carvão mineral, somando-se ao acúmulo de capitais, disponibilidade de matérias-primas e de energia e avanços técnicos. Porém, faltava a força de trabalho.
5. A força de trabalho que faltava veio do campo. No século XVII os burgueses se apossaram das terras onde, a atividade agrícola foi substituída pela criação de carneiros , para fornecer lã à indústria têxtil. Os camponeses expulsos sem terem para onde irem, deslocaram-se para as cidades tornando-se operários assalariados e superexplorados, proporcionando lucros crescentes aos industriais. A jornada de trabalho de até 16 horas, geralmente em pé, era composta por homens, mulheres e crianças, que só viviam para trabalhar.
6. RECURSOS NATURAIS E LOCALIZAÇÃO INDUSTRIAL.
7. TITANIC
8. O Porto de Liverpool Quatro famosos prédios de Liverpool.
9. Glasgow
10. Os três arranha-céus mais altos da cidade, que juntos formam o centro financeiro de Canary Wharf. O local é a sede de empresas como o HSBC.Londres
11. Nas regiões carboníferas são visíveis a desindustrialização, o desemprego e o