morfologia da raiz
Nota: Para outros significados, veja Raiz (desambiguação).Este artigo cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde maio de 2011).Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis eindependentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.Encontre fontes: Google — notícias,livros, acadêmico — Scirus — Bing. Vejacomo referenciar e citar as fontes.Raízes em um manguezal no Brasil.A raiz é o órgão da planta que normalmente se encontra abaixo da superfície do solo. Tem duas funções principais: servir como meio de fixação ao solo e como órgão absorvente de água, compostos nitrogenados e outras substâncias minerais comopotássio e fósforo (matéria bruta ou inorgânica). Quase sempre subterrânea. Há, no entanto, plantas dotadas de raízes especiais, como as figueiras com as suas raízes via, e as plantas epífitas.
Formação das raízesEditar
Nas pteridófitas, as raízes se desenvolvem nos primeiros estágios do desenvolvimento do esporófito, quando ainda preso ao gametófito. Nas plantas com sementes, raízes têm origem no embrião. O precursor da raiz no embrião, a radícula, é o primeiro órgão a se desenvolver no ato da germinação da semente. Nasdicotiledôneas e Gimnospermas, esta raiz primordial desenvolve-se e torna-se a raiz principal, da qual a maior parte do sistema radicular é derivado. Leva o nome de axial. Já em monocotiledôneas, a radícula se degenera, e todas as raízes brotam a partir da base do caule, conhecidas neste caso como raízes adventícias, ou fasciculada.
Estrutura e funçãoEditar
Estrutura da raiz, onde a letra c representa a coifaNas Angiospermas, é possível distinguiranatomicamente as raízes de caules subterrâneos por apresentarem xilema na parte mais externa do cilindro vascular e floema na mais interna, quando no caule essa configuração é inversa. Além disso, as raízes não apresentam gemas foliares, que estão presentes nos caules.Outra