morfologia
1- Qual o objeto de estudo da disciplina de Morfologia Vegetal do curso de Agronomia?
R: O Objetivo da Morfologia Vegetal em Agronomia é focar no estudo da organização dos órgãos vegetativos e reprodutivos, e as diferenças das formas de fanerógamas que por serem plantas superiores, ou seja, mais evoluídas também são mais complexas.
2- O que estuda a Morfologia Vegetal e como pode ser dividida?
R: A Morfologia vegetal estuda as formas e estruturas das plantas. Ela se divide em Morfologia Externa, Macroscópica ou Organografia que trata da forma dos órgãos (raiz, caule, folha, flor, fruto e semente). Morfologia Interna microscópica ou anatomia que estuda internamente os vegetais (células e tecidos).
3-O reino vegetal pode ser dividido em quatros grandes grupos. Quais são eles? Caracterize cada um deles.
R: Primeiro grupo Talófitas- São plantas inferiores constituídas por um talo, sendo assim não tem raiz, caule, folha e flor. Ex: algas.
Segundo grupo Briófitas- São plantas em que seu corpo se constitui de rizoides, calóides e filoides, que são no popular:
Calóide= caule
Rizóide= raiz
Filóide= folhas
Ex: musgos.
Terceiro grupo Pteridófitas- Plantas que possuem corpo vegetativo diferenciado em raiz, caule, folha, sem flores. Ex: samambaias e avencas.
Quarto grupo Fanerógamas- plantas superiores completas, além de possuir raiz, caule e folha que de um modo geral permitem a sobrevivência de planta, produzem flores, frutos e sementes que são órgãos reprodutivos assim permitindo a disseminação de espécie.
4-Qual a classificação das fanerógamas, em função da grande diversidade de espécies?
R: As plantas fanerógamas se classificam em Gimnospermas e Angiospermas.
As Angiospermas são as plantas mais evoluídas, possuem raiz, caule, folha, flores, frutos e sementes. Ex: milho, feijão.
Gimnospermas são as plantas que tem raiz, caule, folhas e produzem flores, mas não tem frutos. Ex: pinheiros.
5- Quais são os órgãos vegetativos