informatica
1.1 Conceito e Funções
ERP (Enterprise Resource Planning), em português, Sistema Integrado de Gestão Empresarial, é um sistema que integra e automatiza todos os processos, operações, informações e rotinas de uma entidade. É uma ferramenta de gestão empresarial que possibilita a interligação entre todos os departamentos de uma empresa, como por exemplo, contas a pagar, folha de pagamento, financeiro, contabilidade, fiscal etc.
Para POLLONI (1999), o ERP é definido como uma arquitetura de software que facilita o fluxo de informações entre todas as atividades da empresa como fabricação, logística, finanças e recursos humanos. É um sistema amplo de soluções e informações. Um banco de dados único, operando em uma plataforma comum que interage com um conjunto integrado de aplicações, consolidando todas as operações do negócio em um simples ambiente computacional.
Para o funcionamento de um ERP, devem ser efetuadas entradas periódicas de informações que seguem um padrão denominado “fluxo de informações”. A entrada inicial no sistema é realizada a partir de um documento, podendo ser, nota fiscal, contrato, guia, pedido interno etc. Após esta entrada, os dados ficam armazenados em um banco de dados centralizado que pode ser acessado a qualquer momento.
Para que essa entrada seja feita na prática, é preciso que o sistema esteja parametrizado, isto é, customizado de acordo com as necessidades de cada empresa. A adequação de suas funcionalidades é feita durante a implementação de um ERP.
A entrada de dados e a parametrização do sistema são de extrema importância para a qualidade das informações processadas. Caso existam dados errados ou parametrização incorreta, o sistema processará sem alertar sobre os erros e emitirá resultados incoerentes com a realidade da empresa. Para isto, é aconselhável que a empresa elabore um Manual de Procedimentos e Rotinas com o objetivo de que os processos estejam padronizados. Também