Moral
Moral é um conjunto de normas, prescrições e valores que regulamentam o comportamento dos indivíduos em sociedade. Ou seja, são os limites que o homem estabelece para si nas suas ações e intervenções na realidade e na convivência na sociedade. O senso moral, a consciência moral, é aquilo que faz com que a minha ação tenha por parâmetro a referência o respeito a liberdade do outro e a responsabilidade e consciência de que isso significa também não fazer ao outro o que não gostaria que fizesse a mim.
Assim, a integridade moral de uma pessoa tanto mais alta é quanto mais ela cuida e defende o exercício pleno da sua liberdade e da liberdade do outro, baseado no respeito ao outro e ao meio onde ele vive. É uma ação moralmente elevada o cuidado com a preservação e manutenção do ambiente natural, com os bens públicos, com os nossos deveres sociais e públicos, bem como, a defesa dos direitos da pessoa instituídos pela norma jurídica (leis, regras, regulamentos), tanto quanto aqueles necessários a convivência harmônica das pessoas.
Quais ações que se observa na sociedade no âmbito privado ou público que fere a este conceito estabelecido como moral?
Postado por Filosofia no 8 às 15:20
4 comentários:
ÁLvaro ALencar28 de fevereiro de 2011 12:50
E a respeito do Moral, substantivo masculino, que há de tratar do ânimo do indivíduo. Mesmo tratado no tema "dano moral"? O que tem a dizer?
Responder
Filosofia no 86 de abril de 2011 11:19
Ânimo, tem origem entimológica latina (animus, animii = algo como força, dai "pessoa animada é aquela que esta revestida de entusiasmo, virilidade, ativa). Ânimo moral ou ânimo e moral, pode ser entendido como revestido de uma força moral, ou seja, uma força que lhe dá ainda mais energia para realizar o que pretende como atributo do seu valor.
Dano moral é já um termo juridico relacionado a tudo que alguém sofra de outrem e que afete a sua individualidade, a sua moral, ou que tenha a intenção de deturpar o