Moral Privada e Risco
A tecnologia se tornou indispensável para a humanidade, pela facilidade e rapidez que ela oferece para a medicina, a produção industrial, a comunicação, a economia. Inúmeras são as possibilidades oferecidas pela tecnologia, Entretanto, da mesma forma que oferece diversas vantagens, a tecnologia também tem suas desvantagens, a principal é a poluição, os seres humanos utilizam dessa tecnologia sem pensar e muitas vezes sem medir conseqüências dessa utilização, é característica de muitos acharem que podem tudo e com essa mesma visão acabam prejudicando todos em sua volta.
As tecnologias são substituídas em uma velocidade tremenda, assim as pessoas não sabem o que fazer com as que vão se tornando obsoletas e acabam tratando como qualquer outro objeto sem utilidade, e acaba por fazerem o descarte em qualquer lugar, tornando o mundo um depósito de resíduos. Porém, a humanidade já não vive mais sem tecnologia, e então “o dilema tecnológico” não está totalmente ligado ao uso da tecnologia, mas sim sobre o que fazer por elas.
Segundo Baunan (1991, p. 222) “uma vítima dócil à ingenuidade e ao know-how tecnológico”
As pessoas são manipuladas com os avanços tecnológicos, a moral não consegue sobrevier a tantos absurdos do ser humano, com os avanços no mundo moderno o homem não dá espaço à moral, apenas ao seu próprio interesse. De acordo com a hipótese de Zigmunt Baunan (1997) a moral foi incapaz de acompanhar esses avanços tecnológicos com tanta modernidade, com isso, atualmente não estamos conseguindo dar conta do prejuízo causado pelo “Dilema Tecnológico”
Não concordo de maneira alguma com essa tecnologia sem freio, muito menos com pessoas que compram coisas desnecessárias só porque acham que podem. O mundo está poluído, as pessoas que não respiram mais um ar puro por consequência de tanta irresponsabilidade de quem só pensou e ainda continua pensando unicamente em si.
A única solução para tanto lixo eletrônico seria a