Monumentos históricos Sabará
No quarto bimestre temos como objetivo estudar sobre o Brasil no século XVIII e a mineração. Dentre o contexto da corrida do ouro, as revoltas ocorridas, o meio de tributação está também à arte Barroca e a Rococó. Neste texto será exposto sobre informações retiradas da palestra de história sobre arte Barroca e Rococó, no Campus 1 do CEFET-MG, relacionando sobre o período de mineração no Brasil e estudos em campo em Sabará sobre os mesmos. Serão constadas informações sobre a excursão na cidade de Sabará em que foi observado os monumentos históricos, como as igrejas de arte Barroca e Rococó, informações sobre essas artes, O Museu do ouro e outros temas.
Contextualização:
Na palestra foi retratado sobre as características da arte Barroca e Rococó e o que seria retratado na cidade de Sabará. Foi comentado sobre as características da arte barroca como é uma arte rebuscada com contrastes de luz e trevas, todo o espaço da escultura deve ser preenchido, que é luxuosa com ouro e adornos. Foi falado sobre as igrejas para diferentes classes raciais, igrejas frequentadas por brancos, pardos e negros, a que possuía maior quantidade de membros era a primeira, depois a dos pardos e por último a dos negros, havia santos específicos para cada classe e ao menos que a igreja buscasse o fiel por um interesse próprio não era permitido que o devoto a certo santo fosse a uma igreja que era de outro santo.
Chegando a cidade de Sabará o primeiro monumento histórico a ser “desbravado” é a
Igreja Matriz de NS Conceição Essa igreja é uma igreja de arte barroca, pertencente a primeira e segunda fase do barroco, foi construída bem próxima ao período em que foi descoberto o ouro em Minas na cidade de Sabará, ela possui algumas restaurações, por isso não é totalmente barroca e como na época quando se estava acabando a igreja, foi marcado o período de entrada da arte Rococó, então não foi mais viável dar prosseguimento a finalização da igreja. Assim como a arte barroca é