“O desenvolvimento dos Meios de Comunicação e a Cultura de Massa.”
Programa: Novelas
Falar das novelas é um meio bastante exemplar de argumentar sobre os Meios de Comunicação e Cultura de Massa. As telenovelas como são chamadas, são os principais programas da televisão brasileira, pois elas fazem as pessoas entreter, divertir, descontrair, causando emoção e descontrações.
As novelas causam discussões sobre como são abordadas. Elas ensinam e geram polêmicas ao mesmo tempo. Segundo Hamburger (2005), os telespectadores acreditam que aprendem enquanto assistem às novelas, pois elas abordam temas polêmicos, gerando uma discussão sobre o assunto.
Almeida (2003) considera as telenovelas realistas por tratarem de sentimentos humanos. Apesar de colocar o telespectador em situações muito distintas daquilo que vive, ela os familiariza com este mundo, utilizando sentimentos e relações sociais, permitindo a compreensão destas situações. A telenovela traz novas informações ao telespectador, mostrando ao mesmo tempo a vida de um personagem rico e de um personagem pobre, estilos de vida conservadores e modernos, etc. Ela mostra uma infinidade de situações embora centrada em uma determinada temática.
As novelas são Meios de Comunicação que tem a facilidade de prender as pessoas sem que elas precisem ter o trabalho de pensar, refletir, criticar. Elas mostram o que sabemos e que gostamos.
Marilena (1995, p.331), diz que a mídia satisfaz imediatamente nossos desejos porque não exige de nós atenção, pensamento, reflexão, crítica, perturbação de nossa sensibilidade e de nossa fantasia. Em suma, não nos pede o que as obras de arte e de pensamento nos pedem: trabalho sensorial e mental para compreendê-las, amá-las, criticá-las,