projeto de capoeira sonho de liberdade
PÚBLICO- ALVO Crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, regularmente matriculadas em escolas públicas, e que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social.
Público direto: 100 crianças / usuários
Público indireto: 400
Apresentação
Nome: Luana Alves
Ra: 51406928
Introdução
Apresentação:
Praticar capoeira é uma das formas mais simples de expressar o desejo de ser livre, ao menos nos movimentos, de ser brasileiro de fato. Segundo SANTA ROSA, Nereide Schilaro “A capoeira é um jogo de destreza muito popular. Foi trazida para o Brasil pelos escravos africanos. Ela era usada tanto para defesa pessoal como para diversão”. O projeto tem por objetivo levar a capoeira às comunidades carentes, proporcionando às crianças esportes, estudo e conhecimento na história de nosso país. A capoeira é um dos raros esportes que associam a cultura, o lazer, a competitividade e auto defesa. É um modo de esquecer os problemas de fora e dar um pouco de alento à mente. Os interessados em preparar-se fisicamente, buscar auto defesa, ir ao encontro de novos limites ou, ainda no lazer, encontram na capoeira seu espaço. Assim, os alunos e á comunidade será dada a oportunidade de conhecer, de um modo pelicular, a cultura de seu país, ao praticar esse arrojado esporte, proporcionando a convivência grupal e zelando por sua saúde e bem estar, ao aprender essa forma de auto defesa.
Justificativa: Atuando direta e indiretamente sobre os aspectos cognitivos, emocionais e físicos dos indivíduos, a Capoeira sintetiza a luta, o esporte, a cultura, a arte, a educação, sobretudo, uma filosofia de vida integrada ao corpo, numa atividade ímpar, capaz de proporcionar ao homem bem estar, harmonia, autocontrole e o conhecimento de suas raízes. Na sociedade atual o homem convive com tensões, traumas e neurose. A Capoeira estimula o autocontrole e o auto