Montanhas da Lua
- O filme As Montanhas da Lua trata da história real das expedições empreendidas em conjunto entre Richard Francis Burton e John Hanning Speke em busca de mapear e encontrar a nascente do Rio Nilo, meados do século 19. O título refere-se a maneira como os nativos chamavam a nascente – Montanhas da Lua.
- Na primeira expedição, são tomados pelo revés de um ataque nativo em que, Speke é tomado como prisioneiro, mas escapam e conseguem retornar a Inglaterra.
- Eles conseguem um financiamento da parte da Sociedade Geográfica e assim, subsídios para uma nova expedição, confiantes e certos que possuem a capacidade de encontrarem a nascente. Seguem para nova empreitada e contratam nativos africanos como membros de sua caravana. O trabalho dos africanos na expedição era como carregadores e intérpretes, unem-se aos europeus como seus empregados. Muitos escravos acabam por fugirem durante o percurso, roubando os pertences e suprimentos da expedição. Obrigando, assim, que se empenhassem em conseguir seu suprimento através da caça.
- Os empecilhos são inúmeros – falta de comida, de água, doenças, além das horas difíceis e das relações entre os nativos com que se deparam em meio à jornada.
- Apesar dos conhecimentos de Burton – que já conhecia anteriormente a África – e do auxílio dos africanos contratados, existe a imprevisibilidade quanto ao tratamento com os nativos. Speke, por outro lado, assombra-se com a forma que Burton trata aos povos encontrados, não se colocando da maneira superior esperada.
- Burton tem suas pernas seriamente afetadas pelo esforço excessivo, o que o obriga a uma parada inconveniente. É auxiliado pela experiência de Mabruki, que por ter sido salvo pelo europeu, sente-se um servo deste. Suas pernas são, assim, “sangradas”, mas ainda mantém-se gravemente enfermo, o que o obriga a seguir conduzido em uma maca.
- Descobrem o Lago Tanganica em conjunto, sendo assolados pela malária e outros males, perdendo boa parte de sua