Monstros s.a.
Mike e Sulley são dois grandes amigos que trabalham juntos na empresa Monstros S.A. Essa empresa fica na cidade de Monstrópolis e ela é quem abastece a energia da cidade por meio da coleta de gritos das crianças. Esse processo começa quando uma dupla de monstros escolhe a porta do armário de uma criança, o monstro entra no quarto da criança, assusta ela e o grito da criança fica compactado num cilindro que posteriormente vira energia.
Na Monstros S.A. existe um ranking, que mostra a quantidade de crianças que cada dupla de monstros assustou, Sulley e Mike sempre estão na primeira posição e estão perto de bater o recorde. Mas tem uma outra dupla de monstros que está sempre querendo ficar em primeiro lugar, essa dupla é comandada por Randall. Randall e seu parceiro fazem de tudo para que consigam ficar em primeiro lugar.
Num certo dia Mike esquece uns documentos para entregar e Sulley volta até a fabrica para entregar os documentos, quando chega encontra uma porta de armário, abre, só que nenhum de seus colegas está lá dentro. Ao abrir a porta sai uma menina, para os monstros as crianças são contaminadas e podem transmitir doença, Sulley fica todo desesperado, coloca ela de volta no quarto e quando está saindo vê Randall chegando e sai correndo para que ele não o veja. Sulley vai até o banheiro para tirar os brinquedos que estão pendurados nele, quando olha para o lado a menininha está do lado dele querendo brincar. Desesperado corre a te a fabrica, só que a porta já não está mais lá.
Então Sulley vai até Mike para pedir sua ajuda. Mike está no restaurante japonês com sua namorada, quando Mike vê a menina também se desespera, só que a menina sai de dentro da mala onde Sulley a colocou e aparece em publico. Isso causa transtorno no interior do restaurante e faz com que a CDA - Child Detection Agency, vá até lá e faça uma dedetização em todos os monstros que estavam no restaurante, mas Mike e Sulley fogem levando a menina.
Já em casa Mike tenta