monografia
INTRODUÇÃO
O início do projeto se deu em 1995 com a realização de uma pesquisa de campo que contou com a participação de 30 alunas do Curso de graduação em Pedagogia. O trabalho despertou o interesse da universidade que, no ano seguinte, ofereceu apoio para a implantação de uma das primeiras brinquedotecas do Norte do Paraná sob a coordenação curso de Pedagogia. Esta primeira experiência foi Implantada no Campus universitário, localizado na Avenida Paris Jardim Piza, da cidade de Londrina PR, e atendeu crianças de 3 e 6 anos da rede pública de educação infantil.
A brinquedoteca é uma atividade inerente á infância e é um direito de toda criança. É através do brincar que a criança se relaciona com o meio em que vive e com os outros, o que lhe propicia dar significado a tudo que está ao seu redor. Neste sentido, a atividade lúdica não pode ser considerada como algo sem sentido ou como um mero Passa-Tempo, pois é a partir do brincar social e desenvolve a sua curiosidade, sente-se instigada pelas descobertas, estabelece vínculos e princípios de relacionamento social e desenvolve as mais variadas habilidades.
Ao brincar, a criança cria um mundo imaginário, participar, ao mesmo tempo em que aprende a difícil tarefa de viver coletivamente e internaliza conhecimento importante da sua cultura. Esta interação acaba por propiciar o desenvolvimento de valores e sentimentos morais e éticos, fundamentais para o convívio harmonioso da sociedade. É neste sentido que uma Brinquedoteca justifica-se no espaço de uma universidade que oferece cursos relacionados formação de docentes para a educação infantil. A Brinquedoteca é um espaço que atende a uma dupla finalidade: propiciar o desenvolvimento infantil, de forma integral, e capacitar profissionais da educação para a utilização eficiente deste recurso educativo. É fundamental que a universidade conscientize professores e futuros professores de que o brincar é