Sociologia - Movimento Feminista
AMANDA ROYER
ALESSANDRA MICHELON CLEISSON MATHEUS FERRAZ RODRIGUES DE SOUZA ERICA LUGO PIZZATO
JAQUELINE TRETER
MOVIMENTO FEMINISTA NO BRASIL.
FOZ DO IGUAÇU
2014
AMANDA ROYER
ALESSANDRA MICHELON CLEISSON MATHEUS FERRAZ RODRIGUES DE SOUZA ERICA LUGO PIZZATO
JAQUELINE TRETER
MOVIMENTO FEMINISTA NO BRASIL.
Trabalho sobre o movimento feminista da unidade curricular de Sociologia do ensino médio da rede publica de ensino ministrado pelo Professor Fernando.
FOZ DO IGUAÇU
2014
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho buscamos dar conta dessas mudanças, das novas demandas, dos novos enfrentamentos, das contradições vivenciadas nos últimos trinta anos pelo feminismo brasileiro enquanto um movimento social. Parte-se do princípio de que o movimento feminista brasileiro, não acontece isolado, alheio ao contexto mundial e por isso se estabelece aqui, laços e relações com o feminismo latino-americano e com as novas dinâmicas hoje, presentes em contextos mais amplos, supranacionais. Refletir sobre as lutas, as novas dinâmicas e desafios do movimento feminista no Brasil é o objetivo central deste trabalho.
2. DESENVOLVIMENTO
O feminismo brasileiro, e também o mundial, de fato mudou, e não mudou somente em relação àquele movimento sufragista, emancipacionista do séculoXIX, mudou também em relação aos anos 60, 70, até mesmo 80 e 90. Na verdade, vem mudando cotidianamente, a cada enfrentamento, a cada conquista,a cadanova demanda, em uma dinâmica impossível de ser acompanhada por quem não vivencia suas entranhas.
No movimento feminista a dialética viaja na velocidade daluz.
O feminismo ressurge no contexto dos movimentos contestatórios dos anos 60, em torno da afirmação de que o “pessoal é político”, pensado não apenascomo uma bandeira de luta mobilizadora, mas