Monografia Paulo Freire
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PEDAGOGIA - VESPERTINO
PESQUISA EDUCACIONAL
BASES EPISTEMOLÓGICAS DO MÉTODO PAULO FREIRE
SÃO PAULO
2014
Bases Epistemológicas do método Paulo Freire
Educador e filósofo brasileiro, Paulo Freire – nascido em Recife no início da década de 1920 –, de início, cursara direito e dedicara-se ao estudo da filosofia da linguagem. Entretanto, optara por não exercer a profissão, mas sim lecionar língua portuguesa a alunos de Ensino Médio. Sendo considerado um revolucionário dos métodos de ensino – visto possuir uma diferenciada visão da relação aluno-professor, da importância da ação do docente e da adaptação do aprendizado à realidade do discente –, teve grande influência no movimento denominado “pedagogia crítica”.
Apesar de pertencer a uma família de classe média, durante a Crise de 1929 – quando, então, contava com oito anos – vivenciara a realidade da fome e da pobreza. Desta maneira, preocupando-se e dedicando-se aos menos abastados, ficara conhecido por seu trabalho na área da educação popular, voltada para a formação da consciência política em seus alunos através da proposta do desenvolvimento da criticidade destes – contrapondo-se ao ensino que denominara por “bancário”1, no qual o professor deposita o seu conhecimento no aluno que é receptivo, sem que haja qualquer estimulo para se pensar além daquilo que é passado durante a aula – e crê na educação como ferramenta libertadora do estado de opressão – ressaltando que, esta seria um ato social, sendo impossível que ocorresse isoladamente.
Ainda no contexto da Educação, sua escrita fora responsável por conquistar uma grande e variada gama de profissionais na área das Humanas – tais como pedagogos, teólogos e cientistas sociais. Inspirando não somente brasileiros, mas também latino-americanos e africanos de diversas nacionalidades, suas obras – mais de trinta e cinco títulos – foram traduzidas para diversos idiomas –