Monografia OFICIAL Grupo
Porto Alegre, Outubro de 2014.
ECOLOGIA: ENTOMOLOGIA FORENSE
Porto Alegre, Outubro de 2014.
Oração ao Cadáver Desconhecido
“Ao curvar-te .... sobre o cadáver desconhecido, lembra-te que este corpo nasceu do amor de duas almas, cresceu embalado pela fé e pela esperança daquela que em seu seio agasalhou.
Sorriu e sonhou os mesmos sonhos das crianças e dos jovens...
Por certo amou e foi amado e sentiu saudades de outros que partiram.
Acalentou e esperou um amanhã feliz.... Seu nome, só Deus sabe, mas o destino inexorável deu-lhe o poder e a grandeza de servir à humanidade...
Karl Rokitansky, 1876
Ao cadáver, respeito e agradecimento.
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo exemplificar a importância dessa ciência ecológica –entomologia- e de sua aplicabilidade no âmbito da perícia criminal. As aplicações dessa área da criminalística são: a estimativa do intervalo pós-morte; a identificação qualitativa de drogas ou substâncias estimulantes, soníferas, antidepressivas; a perícia ambiental, na qual é utilizado como indicador dos supostos delitos; a investigação sobre o tráfico de entorpecentes, maus tratos e morte violenta e a determinação das condições de morte da vítima.
Além disso, visa estimular pesquisas acadêmicas nesse ramo, para que os fatores determinantes para a ratificação dessa ciência no Brasil sejam aceitos e adicionados à rotina de trabalho dos peritos criminais. O trabalho apresentará as aplicações da entomologia bem como experimentos realizados nos mais diversos países, que buscam comprovar a eficácia desse método. No âmbito teórico-prático, os cálculos de IPM (intervalo pós-morte) e de bioacumulação serão descritos, a metodologia de coleta, preparação dessas amostras, o padrão de sucessão entomológico e a análise do contingente de insetos presentes nos corpos em diferentes ambientes.
Relatos de