Contabilidade
Assunto:
REDAÇÃO EMPRESARIAL
2
DOCUMENTOS EMPRESARIAIS
A correspondência empresarial moderna. A correspondência empresarial tem sofrido modificações ao longo do tempo – tanto em relação à forma quanto em relação ao estilo da linguagem – impostas pela dinamicidade exigida pelas organizações modernas. Assim, há um cuidado cada vez maior para compatibilizar a eficiência da mensagem com a sua forma. Isso tem provocado adaptações que variam de empresa para empresa, no sentido de adequar as normas da correspondência à realidade da tramitação de informações em cada organização, em função de sua cultura interna, seus valores e seu fluxograma. A correspondência empresarial é, hoje em dia, não só um meio de comunicação. Ela é um instrumento de marketing, pois se insere na realidade de um mercado competitivo em que todas as nuanças de comportamento adquirem sentido: a comunicação empresarial é a responsável pela imagem da organização perante seu público, interno ou externo. As mudanças mais importantes nos documentos empresariais das empresas privadas relacionam-se ao estilo da linguagem e à disposição dos elementos, conforme o quadro a seguir:
Década de 60 Estilo PROLIXO – uso e abuso de vocabulário mais sofisticado, clichês, subterfúgios. dos DENTEADO – com espaços na margem esquerda e na abertura de parágrafos.
Década de 90 OBJETIVA – apresentação das informações necessárias com clareza. BLOCO – uma única margem vertical do lado esquerdo.
Disposição Elementos
A CARTA A carta moderna sofreu muita influência dos modelos americanos, tanto na forma quanto no estilo. No inicio da década de 60, o modelo que vigorava entre nós era o chamado denteado, por causa das aberturas de parágrafos. Com a influência norteamericana, essa estética sofreu variações, até que, no final da década de 80, foi assimilado totalmente o estilo em bloco, como está demonstrado no quadro a seguir:
4
Década de 60
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa