Mono
A partir das concepções de autores clássicos e contemporâneos, a autora nos mostra a visão do trabalho ao longo do tempo e suas subdivisões. Com a leitura é claro observar a evolução do trabalho, seu significado na antiguidade, de algo indigno, de algo severo, para a visão atual de algo que é digno da pessoa. È uma relação social, fonte de desigualdades sociais.
O cerne do artigo envolve a evolução do trabalho da antiguidade para a atualidade.
2) Identifique os principais argumentos que o autor utiliza para defender sua tese.
Para afirmar suas idéias, a autora se utiliza de idéias de filósofos conhecidos, fazendo a conexão de idéias, nos mostrando a importância do trabalho e sua evolução com o passar dos anos.
Resenha Crítica: Sociologia, um olhar crítico – Silvia Maria de Araújo
1 Referência
ARAÚJO, Silvia Maria de- Sociologia, um olhar crítico/ Silvia Maria de Araújo, Maria Aparecida Bridi, Benilde Lenzi Motim. São Paulo: Contexto, 2009. P. 45-75.
A sociologia é uma ciência que tem como objetivo a interpretação das várias mudanças sociais, políticas, econômicas e culturais. Ela tem a missão de dar respostas ao presente.
A partir de provocações de autores clássicos e contemporâneos, as autoras estimulam o desenvolvimento de idéias sobre o mundo em que vivemos.
A obra é organizada em eixos temáticos: O trabalho para viver; Classes sociais e o lugar de cada um na sociedade; Comunicação e poder da mídia; Poder e poderes nos pontos da sociedade e Unidade na diversidade: a interdependência urbano-rural. É composta de análises contextualizadas da realidade social a partir de teorias clássicas e modernas da Sociologia.
O trabalho ao longo da história ocupou várias posições, de mais importância ou não. Pode ser visto como fonte de vida, de riqueza, mas também como um fator que gera desigualdades sociais.
È possível ver os vários significados que o trabalho teve durante a antiguidade até o