O folclore brasileiro
Práticas Pedagógicas
Professora: ALESSANDRA MUNIZ
4ª Séries F
Novembro
2011
O Folclore Brasileiro
RESUMO: O folclore é uma ciência que cuida das tradições, usos e costumes dos povos. Saber popular transmitido de pai para filho. Cada povo tem seu jeito de explicar o que acontece a sua volta e para isso contam passagens importantes da nossa história.
Folclore também é Literatura. As inspirações do Romantismo e muitas correntes do Modernismo são tirados do folclore. É de valor integral na cultura. Merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectuais, artísticos, educacionais, recreativos e técnicos. Assim ele favorece a aprendizagem e facilita o trabalho, formando bons hábitos e atitudes. Características, leis que o protegem, tipos de folclore, mitos, lendas, folguedos e festas, danças, artesanato e culinária, brincadeiras e cantigas infantis, adivinhas e parlendas, crenças, amuletos e simpatias, cordel e repentes, religião e cultos populares serão estudados e facilitarão o seu aprendizado.
INTRODUÇÃO
O QUE É FOLCLORE? O Folclore é o conjunto de manifestações de caráter popular de um povo, ou seja é o conjunto de elementos artísticos feitos do povo para o povo, sempre ressaltando o caráter de tradicional destas representações sempre transmitidas de uma geração para outra através da prática (os pais ensinam aos filhos, que desde pequeninos já praticam). São mitos, histórias populares, lendas, danças, crenças, músicas, jogos, provérbios, adivinhações, poesias, tradições e costumes que são transmitidos de geração em geração basicamente de forma oral e que faz parte da cultura popular.
O folclore varia bastante de um País para o outro, e até mesmo dentro de um Estado é bastante variável, pois as diferenças entre as regiões são muito grandes. Folclore foi uma palavra criada por William John Thoms - um arqueólogo inglês - quando, no dia 22 de agosto de 1846, publicou