Monitorar
MONITORAR: seguir, acompanhar, orientar e manter o comportamento das pessoas dentro de certos limites, para o atingimento dos objetivos planejados.
MONITORAR PESSOAS:
Banco de dados;
Sistemas de Informações Gerenciais.
BANCO DE DADOS: > informações < incertezas quanto às decisões.
DADOS: elementos que servem de base para a formação de juízos ou para a resolução de problemas.
DADO: um índice ou registro que isoladamente não serve para nada.
BANCO DE DADOS: é um sistema de armazenamento e acumulação de dados, previamente codificados, disponíveis para o processamento e obtenção de informações; formam um conjunto integrado de arquivos, imprescindíveis para a tomada de decisões.
BANCO DE DADOS DE RH.: dados a respeito de diferentes extratos ou níveis de complexidade sobre as pessoas e suas vidas que possam interessar / ajudar a organização. Exemplo:
1. Cadastro de pessoal;
2. Cadastro de cargos ;
3. Cadastro de seções
4. Cadastro de remuneração;
5. Cadastro de benefícios;
6. Cadastro de treinamento;
7. Cadastro de candidatos;
8. Cadastro médico;
9. Outros cadastros, conforme os interesses e/ou necessidades da organização, da ARH, dos gerentes de linha
10. SISTEMAS DE INFORMAÇÕES DE RH: sistema planejado para colher, processar, armazenar e disseminar informações relacionadas aos recursos humanos, de modo a permitir a tomada de decisões eficazes pelos gerentes envolvidos.
11. OBJETIVO: reduzir os custos e o tempo de processamento das informações, bem como dar suporte para os gerentes de linha e funcionários tomarem as melhores decisões.
12. PARA A MONTAGEM: levar em conta o conceito de ciclo operacional ( contabilidade ) que localiza cadeias de eventos temporários dentro da organização e permite identificar um ponto inicial e final ligados entre si por cadeias de eventos. Evita-se, assim, criar um sistema apenas para uma parte dos fluxos de informações.
13. O S.I., enquanto sistema aberto, representa