tecnico segurança
Após a opção pelo case, o grupo de trabalho (definido pelo tutor EAD) construirá um relatório de investigação de acidentes para utilizar na efetiva investigação da situação exposta no case.
O formulário de investigação deverá conter (no mínimo) a seguinte estrutura:
Identificação do acidente (típico ou de trajeto);
Identificação do acidentado;
Classificação (com ou sem afastamento);
Tipo de lesão (corte, fratura etc.);
Descrição do acidente;
Causas do acidente (utilizar pelo menos uma das metodologias de análise de causas: espinha de peixe, análise de causa e efeito, árvore de causas, Hazop, FMEA, MASP, 5 porquês);
Plano de ação;
Conclusão.
A entrega será realizada por meio do ambiente virtual.
Cada integrante deve realizar a postagem individualmente.
O relatório deve conter o nome de todos os integrantes do grupo.
Lembre-se de que a entrega da atividade é o que evidencia sua participação.
a) Case 1
O ajudante de limpeza Sr. Fernando, 39 anos, funcionário da empresa Metalúrgica Riva Ltda., sofreu um acidente há um ano e meio, ocorrido durante a realização de atividade eventual de manutenção de equipamento utilizado para execução de tarefa secundária. Sendo sua tarefa principal realizar, com o auxílio de um colega, a retirada de tambores com resíduos e sucata em diversos setores da fábrica. Essa atividade é habitualmente executada utilizando carreta tracionada por veículo motorizado (Jeep). Quando da ocorrência do acidente, o veículo estava em pane, aguardando conserto há um mês. Por essa razão, vinha sendo utilizada uma carreta reserva com tração manual. Deixada no pátio, sujeita a intempéries, tal carreta apresentava mal estado de conservação, com diversas equipes fazendo uso dela, sem designação de responsável e com manutenção genericamente atribuída aos ajudantes de limpeza.