Gti-monitorar e avaliar
ME1 Monitorar e Avaliar o Desempenho de TI
A gestão eficaz de desempenho de TI exige um processo de monitoramento. Esse processo inclui a definição de indicadores de desempenho relevantes, informes de desempenho sistemáticos e oportunos e uma pronta ação em relação aos desvios encontrados. O monitoramento é necessário para assegurar que as atividades corretas estejam sendo feitas e que estejam em alinhamento com as políticas e diretrizes estabelecidas.
-ME1.1 Abordagem de Monitoramento
Estabelecer uma abordagem e uma estrutura de monitoramento geral que definam o escopo, a metodologia e o processo a serem seguidos para avaliar a entrega de soluções e serviços de TI e monitorar a contribuição da TI para os resultados do negócio. A estrutura deve se integrar com o sistema de gestão de desempenho corporativo.
-ME1.2 Definição e Coleta dos Dados de Monitoramento
Trabalhar com o negócio na definição de um conjunto equilibrado de metas de performance que sejam aprovadas pelas áreas de negócio e demais partes interessadas relevantes. Definir comparativos (benchmarks) com os quais comparar as metas e identificar os dados disponíveis a serem coletados para medir as metas. Estabelecer processos para coletar em tempo apropriado e de maneira correta os dados a serem inclusos em relatórios que demonstrem o progresso em relação às metas.
-ME1.3 Método de Monitoramento
Implementar um método de monitoramento de performance (por exemplo, balanced scorecard) que registre as metas, capture as medições, apresente uma visão ampla e sucinta do desempenho da TI e se ajuste ao sistema de monitoramento corporativo.
-ME1.4 Avaliação de Desempenho
Analisar periodicamente o desempenho com base nas metas, executa análise de causa-raiz dos problemas e iniciar ação corretiva para tratar as causas ocultas.
-ME1.5 Relatórios para a Alta Direção
Desenvolver informes para a Alta Direção sobre a contribuição de TI para o negócio, especialmente em