Monitoramento em Câmeras IP usando aplicativo web
A necessidade de segurança é um fato que vem transcendendo o limite da produtividade e da funcionalidade. Enquanto a velocidade e a eficiência em todos os processos de negócios significam uma vantagem competitiva, a falta de segurança nos meios que habilitam a velocidade e a eficiência pode resultar em grandes prejuízos e falta de novas oportunidades de negócios.
O mundo da segurança, seja pensando em violência urbana ou em hackers, é peculiar. Ele é marcado pela evolução contínua, no qual novos ataques têm como resposta novas formas de proteção, que levam ao desenvolvimento de novas técnicas de ataques, de maneira que um ciclo é formado. Não é por acaso que é no elo mais fraco da corrente que os ataques acontecem. De tempos em tempos os noticiários são compostos por alguns crimes da moda que vêm e vão. Como resposta, o policiamento é incrementado, o que resulta na inibição daquele tipo de delito. Os criminosos passam então a praticar um novo tipo de crime, que acaba virando notícia. E o ciclo assim continua.
Esse mesmo comportamento pode ser observado no mundo da tecnologia da informação, de modo que se deve ter em mente que a segurança deve ser contínua e evolutiva. Isso ocorre porque o arsenal de defesa usado pela organização pode funcionar contra determinados tipos de ataques, porém, pode ser falho contra novas técnicas desenvolvidas para driblar esse arsenal de defesa.
Em se tratando se segurança da informação é sempre importante lembrar que esta abrange um conjunto de medidas que envolvem, entre outros fatores, procedimentos técnicos. Porém, há aquelas que passam por procedimentos não técnicos, tais como medidas cautelares de classificação de material, descarte de documentos, cópias de segurança, educação do usuário, princípios éticos dos administradores, segurança física e lógica, políticas de segurança, entre outros itens. O tema que será descrito nesse trabalho apenas é uma pequena parte da segurança da informação que, por consequência,