Monitoramento de erosão laminar
Monitoramento de Erosão Laminar em Diferentes Usos da Terra
(solo-água) Revista Brasileira de Ciência do Solo.
O processo erosivo quando é agravado pela ação do homem traz problemas econômicos e ambientais, pois influenciam no nível de estabilidade do ambiente. Este trabalho foi desenvolvido na Fazenda Experimental do Glória/UFU com o objetivo de analisar e comparar a diferença do processo de erosão pluvial entre 7 tipos de uso da terra. Para isso foram coletados dados de unidade, escoamento superficial, transportes de sedimentos e ainda imagens da cobertura folhear de cada parcela para foto comparação. Para o experimento foram utilizadas parcelas experimentais ou de erosão, com inclinação de quinto e uma calha de captação da água em sua parte inferior, permitindo assim que fosse coletado todo o material erodido. Como primeiro resultado foi visto que qualquer tipo de cobertura vegetal auxilia na contenção da erosão, com a interceptação das gotas da chuva e da radiação solar por parte das folhas. É visível também que com o escoamento superficial são transportadas partículas de solo e nutrientes, e desta forma, os nutrientes presentes nas camadas superiores do solo são perdidos facilmente por erosão.
O modelo de ocupação e a forma de uso da terra têm sido um processo desordenado em todo o país, com a retirada da vegetação para a prática de cultivos, não levando em conta áreas sensíveis à degradação ambiental. Não é diferente na região do Triângulo Mineiro, em particular no município de Uberlândia, que também sentiu os reflexos desta ocupação sem planejamento.
Atrelados à modernização da agricultura, com técnicas inadequadas as condições tropicais, vieram os desmatamentos da vegetação nativa, tornando os solos mais susceptíveis a formação de processos erosivos. (SOUZA, 2005).
O processo de erosão consiste na retirada de material particulado, transporte e disposição