Assoreamento Rio Taquari Ms
1 INTRODUÇÃO 3
2 REFERENCIAL TEÓRICO 4 a 9
3 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
1 introdução
Este trabalho acadêmico que teve como tema principal assoreamento e conhecer a situação atual do Rio Taquari no município de Costa Rica – MS, bem como de sua extensão no estado, o mesmo foi escolhido pelo fato de ser um rio bastante conhecido e ser próximo de nossa localidade. As áreas em que os processos erosivos foram fortemente observados encontravam-se principalmente nas altas e médias vertentes (encostas) dos rios principais e de seus afluentes, bem como ao longo das faixas marginais de estradas federais, estaduais, municipais, caminhos e estradas de serviços rurais.
2 referencial teórico
Em visita ao Rio Taquari na cidade de Costa Rica – MS e com base em toda sua extensão podemos verificar, que o Rio Taquari é castigado pela erosão devido ao uso inadequado do solo, desmatamentos nas encostas e nos topos dos morros e predomínio de solos de textura arenosa de baixa fertilidade (Brasil, 1997). A quase totalidade das áreas de pastagem cultivadas são mal manejadas e não adotam práticas conservacionistas de solo.
A consequência imediata é a intensificação da erosão laminar, devido a maior exposição do solo à ação da chuva. A movimentação constante do rebanho bovino das encostas para beber água nos cursos d’água é um dos principais responsáveis pela erosão por sulcos. Os processos erosivos vêm causando sérios prejuízos econômicos para a pecuária da região, devido principalmente, à perda de área para a alimentação dos bovinos e à diminuição da produtividade das pastagens decorrente da redução, ainda maior, da fertilidade dos solos. Além da questão econômica, a degradação ambiental é bastante visível. É frequente encontrar áreas de pastagens cultivadas em locais onde deveriam existir matas ciliares e a quase totalidade dos cursos d’água, à jusante das áreas de pastagens em