Rio Taquari
Nome: Isadora Abreu de Medeiros
Série: 3º ano EM.
Colégio Oswaldo Tognini
2013
O Rio Taquari é um rio brasileiro que nasce no extremo sul do Mato Grosso e banha o estado de Mato Grosso do Sul.
Ao se tratar do rio Taquari, é conveniente dividi-lo em 3 trechos distintos:
Alto Taquari - Das nascentes até a cidade de Coxim, confluência com o rio Coxim
Médio Taquari - Da cidade de Coxim, numa extensão de 335 km, até Porto Rolon.
Baixo Taquari - De Porto Rolon, numa extensão de 100 km, até a sua foz no rio Paraguai, próximo ao Porto da Manga.
Dos três trechos citados somente os dois últimos, Médio e Baixo Taquari correspondem às terras pantaneiras.
O Médio Taquari
O rio Coxim é o principal afluente do rio Taquari. Antes de sua foz, recebe as águas do rio Jaurú, cujas nascentes estão nas regiões montanhosas de Costa Rica, diferentes das suas nascentes que estão na região arenosa e bastante cultivadas de São Gabriel do Oeste e Camapuã.
O Alto Taquari
Hoje, diante de crateras enormes resultantes da erosão que comeu solos mal conservados e que poderiam ser evitadas com curvas de nível que escoassem a água das chuvas, a explicação da origem da terra que assoreia o Taquari. Asfixiado por 30 toneladas diárias de terra, o rio perdeu a moldura. Afogou a plantação ribeirinha, devorou pastagens, num molhar sem fim. A causa foi o desmatamento desenfreado promovido pelos fazendeiros, o assoreamento provocado pela cultura agropecuária predatória. Enormes bancos de areia soterraram o rio formando pequenas ilhas e impedindo, até mesmo, a reprodução dos peixes que necessitam subir as corredeiras para a desova (a chamada piracema). Infelizmente, este berço da fauna e flora aquáticas está soterrado.
O Baixo Taquari
Esta região do Taquari, compreendida entre Porto Rolon e a sua foz no Rio Paraguai, é a que mais sofre as consequências da depredação do homem nas cabeceiras e no Médio Taquari. Aqueles que, periodicamente,