Monarquia
Monarquia é a mais antiga forma de governo ainda existente. Nela, o chefe de Estado se mantém no cargo até à sua morte ou à sua abdicação, sendo normalmente um regime hereditário. O chefe de Estado dessa forma de governo recebe o nome de monarca (normalmente com o título de Rei ou Rainha) e pode também muitas vezes ser o chefe do governo. A ele, o ofício real de governo, é sobretudo o de reger e coordenar a administração da nação, em vista do bem comum em harmonia social.
O que é monarquia constitucional?
Monarquia Constitucional, também conhecida por Monarquia Parlamentar, nela existe um Parlamento (eleito pelo povo) que exerce o Poder Legislativo, exercício da autoridade do rei está em garantir o normal funcionamento das instituições do Estado. O monarca representa a autoridade do Estado. Como chefe do Governo é eleito um primeiro-ministro cujas ações são fiscalizadas por um parlamento.
Aqui a sucessão monárquica pode estar regulamentada pela legislação estatal ou por preceitos de ordem familiar. Desde meados do XIX, a monarquia constitucional apresenta frequentemente uma forma democrática de estado, com as regras constitucionais daí decorrentes. A sucessão pode ser eletiva ou hereditária, conforme os países ou épocas.
O que é monarquia absolutista?
A monarquia absolutista foi estabelecida em meio as dificuldades de responsabilização dos grandes senhores feudais. A monarquia absoluta é, por essência, centralizadora. Neste tipo de monarquia, o rei era o chefe supremo da nação, exercendo o Poder Executivo e Legislativo. Era o principal responsável pelo destino do povo.O absolutismo, como sistema político, implica todos os poderes detidos por um monarca e distingue-se de outras monarquias pelo fato de que o poder encontrar a sua justificação essencial nele mesmo.