Monarquia
É um sistema político que tem como líder de estado um monarca que pode ser um rei ou imperador que assume o poder hereditariamente, ou seja, é passado de geração em geração , portanto não há eleições para a escolha de um monarca. O monarca exerce seu poder de forma hereditária e vitalícia sem qualquer consulta ou opinião do povo.
O local onde o monarca trabalha e vive é chamado de corte, e os cidadãos de uma corte são chamados de súditos,esse sistema de governo predominou em varias sociedades ate o final dos século XIX ,onde logo após adotou-se o regime republicano em vários países .
A maior parte dos regimes monárquicos ao longo da historia teve cunho absolutista, ou seja o monarca tinha o poder total para tomar todas as decisões e medidas sem que sofresse oposição de seus súditos. Assim foi com os faraós no Egito ,e com os imperadores romanos na antiguidade.
Durante a idade media ,presenciou o esfacelamento dos poderes constituídos na Europa ,e a única instituição que tinha de fato poder sobre a população era a igreja católica.
A monarquia pode ser absoluta ou constitucional. Na monarquia absoluta o poder político é exercido pelo monarca e a sua vontade deve ser juridicamente a mais alta, não depende de nenhuma outra; o estado é o rei. Na monarquia constitucional, o monarca não tem poder absoluto, os seus poderes emanam da constituição. A monarquia constitucional pode ser parlamentar, quando é adotado o regime parlamentar, em que o governo é desempenhado por um gabinete fiscalizado pelo parlamento, ou, representativa, quando junto ao monarca funciona uma assembléia constituída pelo povo.
Há também outro caso de monarquia que é Monarquia Eletiva
Uma outra forma de governo monárquico, é a Monarquia Eletiva, na qual o chefe de governo é eleito por votação e tem cargo vitalício. A Cidade do Vaticano é exemplo de uma Monarquia Eletiva, sendo o Papa o líder supremo
Hoje em dia, poucos países utilizam este sistema de governo e, os que ainda o