Monarquia romana
Pe
Escola :
Professora :
Grupo :
Serie: 1
Monarquia
Romana
A MONARQUIA ROMANA
ASPECTOS IMPORTANTES:
1. Desenvolvimento
Roma inicialmente era um pequeno povoado ou grupo de povoados situado no Palatino e nas colinas vizinhas, sua população girava em torno de poucas centenas de habitantes.
2. República República Romana é a expressão usada por convenção para definir o Estado romano e suas províncias desde o fim do Reino de Roma em 509 a.C. ao estabelecimento do Império Romano em 27 a.C..
Durante o período republicano, Roma transformou-se de simples cidade-estado num grande império, voltando-se inicialmente para a conquista da península Itálica e mais tarde para a Gália e todo o mundo da orla do mar Mediterrâneo.
3. Primeiro Rei
No século VII a.C., a cidade de Roma passou a ser governada por reis de origem etrusca. O primeiro deles, Tarquínio, O Antigo; foi responsável pela construção de importantes obras públicas.
4. Economia
A economia no período era baseada na agricultura e no pastoreio. A estrutura social era formada pelos patrícios, que eram os grandes proprietários; os clientes, que recebiam amparo e proteção dos patrícios e os plebeus, que ocupavam a base da sociedade: artesãos, comerciantes e pequenos proprietários.
5. Sociedade
A base social romana eram as gentes, associações de parentesco entre famílias que acreditavam descender de ancestrais comuns que, de modo a expressar sua relação, utilizavam o mesmo nome. Nestas condições, cada membro de um gens(o gentiles) possuía dois nomes, um pessoal e um gentilício. 6. As tribos romanas
Existiam em Roma, primitivamente, três tribos étnicas. Por volta de 470 a.C., elas foram substituídas por tribos territoriais. Em 241 a.C., atingiu-se, no total, 35 tribos territoriais (quatro urbanas e 31 rurais). Esse total não foi mais ultrapassado.
7. Religião
Desde os tempos da