momentos de crise
GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
ANDREZZA MORAES VIANA
ALINE LEMOS DE FREITAS
BEATRIZ PAIVA SOUZA
CHEYZA SILVA SOARES
THAIRES RODRIGUES DA SILVA
EDUCAÇÃO DIFUSA
VILA VELHA – ES 2015
ANDREZZA MORAES VIANA
ALINE LEMOS DE FREITAS
BEATRIZ PAIVA SOUZA
CHEYZA SILVA SOARES
THAIRES RODRIGUES DA SILVA
EDUCAÇÃO DIFUSA
Trabalho apresentado pela disciplina de História da Educação do 1° período de Graduação em Pedagogia, sob a orientação do Professor Jefferson Alves Cabral.
VILA VELHA – ES
2015
A EDUCAÇÃO DIFUSA
A Educação Difusa consiste no processo de desenvolvimento das habilidades e das capacidades humanas visando à integração social através da imitação. Esse modelo de educação se inicia nas comunidades tribais onde as crianças aprendiam imitando os gestos dos adultos nas atividades diárias e nas cerimônias dos rituais.
Basicamente, a Educação Difusa se dá por meio da imitação, onde se aprende sem que alguém esteja especialmente destinado a tarefa de ensinar.
O homem incidia sobre o saber (conhecimentos), o fazer (aptidões técnicas), o ser (valores) e o estar (saber sua posição no meio e agir conforme as necessidades do meio). Não haviam métodos e sim práticas educativas.
CARACTERÍSTICAS
Não existia educação na forma de escolas;
Ajuste da criança ao seu ambiente físico e social, através da aquisição das experiências;
Chefes de família eram os primeiros a transmitir o saber e em seguida o sacerdote.
OBJETIVOS:
O objetivo da educação primitiva era transmitir através das cerimônias de iniciação, toda a informação necessária para que houvesse o ajustamento do indivíduo tanto no lado físico como no social. Toda a experiência era passada de geração em geração, pelos pais e pelo sacerdote. A imitação dos gestos, a histórica contada pelos mais antigos, os ritos de iniciação etc.
EDUCAÇÃO DIFUSA NA ATUALIDADE
Em