AS ESTRATÉGIAS DO GERENTE DE VENDAS PARA OBTER MELHORES RESULTADOS EM MOMENTOS DE CRISE
Ícaro Ramalho Dionisio
UNP – Universidade Potiguar icaro1977@oi.com.br Resumo: Atualmente a atuação de um Gerente de Vendas transcende as meras condições volumétricas das operações comerciais. Administrar conflitos e atuar como “analista” do custo de oportunidade das operações mercadológicas são um dos inúmeros requisitos exigidos deste profissional estrategicamente fundamental para o sucesso do negócio.
Palavras-chave: Gerente de Vendas, Estratégico, Crise, Equipe e Soluções.
I – Introdução
Não foi a toa que a revista FastCompany publicou em 2010 que o Gerente de Vendas para o publico Norte Americano encontra-se entre os 5 (cinco) profissionais mais importantes do país.
Considerado como um dos principais responsáveis por direcionar a empresa para o sucesso ou para o fracasso, o perfil do Gerente de Vendas vem, como não poderia deixar de ser, evoluíndo conjuntamente com as novas exigências do mercado.
Inovações tecnológicas, velocidade das informações, volatibidade dos negócios, são exemplos da grande pressão gerada pelas novas dinâmicas do mercado.
É diante deste cenário, cada vez mais suscetível a crises, que o Gerente de Vendas deve atuar, e neste artigo procuraremos detalhar quais são as principais características apontadas pelos especialistas no assunto como fundamentais para o melhor desempenho deste profissional, inclusive em momentos de crise.
II - Planejamento
Um dos principais fatores para o fracasso de uma unidade de negócio é a falta de um planejamento adequado, voltado principalmente às questões estratégicas da empresa.
É através de um planejamento estratégico que o Gerente de Vendas pode definir adequadamente sua estrutura de atuação e a forma como alcançar os objetivos almejados, sempre vinculados ao objetivo macro da unidade, considerando, inclusive, planos de contingência para possíveis infortúnios desencadeados por externalidades