Moluscos
Moluscos (Mollusca, desde molluscus Latina, "soft") são um dos principais filos de animais. São invertebrados protostomes coelomates, Triploblasty bilateralmente simétricos (embora alguns possam ter uma assimetria secundária) e não-segmentado, corpo mole, nu ou protegidos por um escudo. Moluscos são invertebrados mais numerosos após os artrópodes, e incluem formas bem conhecidas, tais como mariscos, calmares, ostras, lulas, polvos, lesmas e caracóis , existe uma grande variedade um tanto marinha, quanto terrestre.
Estima-se que haja cerca de 100.000 espécies vivas e 35.000 espécies extintas, pois os moluscos têm uma história geológica remonta ao pré-cambriano à recente. Moluscos colonizaram praticamente todos os ambientes, desde grandes altitudes de 3.000 m acima do nível do mar a profundidades oceânicas de mais de 5.000 m de profundidade em águas polares ou tropicais e geralmente são elementos comuns de toda costa do mundo.
O interesse do homem em moluscos é enorme. Moluscos são uma importante fonte de alimento para os seres humanos. Além disso, inúmeras doenças parasitárias são transmitidas por moluscos humanos e veterinários que atuam como hospedeiros intermediários (exemplo dos Platyhelminthes).
A malacologia é o ramo da zoologia que estuda os moluscos. Durante os séculos XVIII e XIX foram se desenvolvendo varias coleções importantes dos ramos da conchológicas e conquiliológia de instituições de prestígio, como museus e academias de ciências e coleções particulares, ainda hoje a coleta dos moluscos é um dos principais passatempos de muitas pessoas em todo o mundo. Devido a este hobby os moluscos estão entre os grupos zoológicos mais estudados após vertebrados.
Forma basal
Em filogenia, chama-se basal o ramo que primeiro diverge numa árvore filogenética, este termo é preferido ao termo "primitivo", pois o último tem conotações erradas de simplicidade e inferioridade.
Há cerca de 550 milhões de anos, surgiram os primeiros moluscos