Moluscos
Cite as características gerais dos equinodermos. R: Simetria radial nos adultos e bilateral nas larvas; triploblásticos, maioria dos órgãos ciliados e corpo sem segmentação. A superfície do corpo possui 5 áreas radialmente simétricas de onde saem os pés ambulacrários. Possuem um endoesqueleto mesodérmico rígido, formado por placas calcárias e frequentemente com espinhos. Não possuem cabeça, celoma enterocélico grande. Esse celoma é subdividido em um sistema aqüífero vascular e em um sistema hemal. A respiração se dá por brânquias dérmicas ou por pápulas. Sistema nervoso difuso e composto tipicamente por 3 anéis em torno da região bucal.
Os equinodermos estão situados próximos ao filo Chordata na escala zoológica. Descreva as características encontradas nos equinodermos, responsáveis pela inclusão do táxon nesta posição. (AP)
R: Todos os atuais equinodermos são deuterostomados, possuem clivagem espiral e indeterminada. A boca surge distante do blastóporo e o celoma é formado a partir de bolsas brotadas do arquêntero. As larvas de equinodermos possuem simetria bilateral. O que sugere que os equinodermos ancestrais também tinham simetria bilateral. A mudança do plano de simetria para radial se deve ao seu atual modo de vida sedentário ou séssil. O filo Chordata é o único que apresenta todos esses aspectos embriológicos. Um outro fato que contribui para essa proximidade na escala zoológica é o de que os cordados e os equinodermos possuírem um esqueleto interno bem desenvolvido.
Os representantes do filo Echinodermata são agrupados em cinco importantes classes: Asteroidea, Ophiuroidea, Echinoidea, Holothuroidea e Crinoideda. Descreva ou esquematize a morfoanatomia externa de cada uma dessas classes, citando seus representantes. (AP)
Asteroidea ( Subclasse representada pelas estrelas do mar. O corpo das estrelas consiste em um disco central e 5 braços. Na ponta de cada braço há um