mola
NÚCLEO DE ENGENHARIA COMUM
LABORATÓRIO DE FÍSICA II
Profª Tabata Vidal
O trabalho e a energia mecânica numa mola helicoidal
Autores:
Aleson Jesus
Julio César
Laryssa Samara
Norberto R. Petrovich
Rafael Santos
Samuel Dias
Araras – SP, 02 de Setembro de 2014
1. Objetivo
Calcular a energia mecânica em uma mola helicoidal.
2. Materiais e Métodos 1 sustentação com painel, tripé, 3 molas helicoidais, 6 massas acopláveis de 50g, 1 gancho lastro, 1 suporte inferior móvel, 1 escala milimetrada acoplável.
3. Introdução Teórica
Trabalho é a medida da energia que é transferida para um corpo, em razão da aplicação de uma força ao longo de um deslocamento. Em Física, trabalho é normalmente representado por W(que vem do inglês work) ou mais usadamente a letra grega tau .
Para calcular o trabalho de uma força é importante ressaltar que ele pode ser: - Trabalho de uma força constante e paralela ao deslocamento: é calculado quando se tem a força(F) sendo aplicada no mesmo sentido do deslocamento. Pode ser calculado da seguinte forma:
Como o ângulo entre a força e o deslocamento é zero faz com que o cosseno deste ângulo seja igual a 1, tornando a expressão equivalente à:
Onde D é o deslocamento sofrido pelo corpo.
- Trabalho de uma força constante e não paralela ao deslocamento:
Quando temos a aplicação da força constante e não paralela, como no esquema acima, calculamos o trabalho da seguinte forma:
Onde θ é o ângulo formado entre a força e o deslocamento sofrido pelo corpo.
No SI (Sistema Internacional de Unidades) o trabalho é dado em joule, que é representado pela letra (J) e a força é dada em newton (N). Essa unidade é uma homenagem ao físico britânico James Prescott Joule.
4. Procedimento Experimental
Neste experimento realizou-se, o trabalho de uma força constante que provoca um deslocamento.