Contratura Muscular
Nome:Thiago Borneli
Data:27/11/2014
Turma:201
Contratura muscular
A contratura muscular ocorre quando o músculo contrai-se de maneira incorreta e não volta ao seu estado normal de relaxamento. Isso pode acontecer após um exercício muito forte ou quando um indivíduo está muito tenso, vivendo situações de estresse e cheio de preocupações.
A contratura pode ser sentida quando se coloca a mão sobre o músculo e nota-se uma parte mais dolorida e dura, como se fosse uma bolinha ou um nódulo. Esse tipo de lesão muscular é muito comum em quem passa muito tempo trabalhando em escritórios na mesma posição por muito tempo e, geralmente, não pratica nenhuma atividade física de forma regular.
Exemplo:
Contratura muscular nas costas
A contratura muscular nas costas pode ser tratada com a aplicação de uma bolsa de água quente sob o local afetado, durante 20 minutos, de 2 a 3 vezes ao dia. Massagens específicas realizadas diretamente sobre a contratura são capazes de diminuí-la e até mesmo de eliminá-la completamente em poucos minutos, embora em alguns casos, isto possa provocar alguma dor.
Pode-se evitar a formação de contraturas nas costas, pescoço e ombros ao adotar uma postura correta e ao praticar algum tipo de atividade física, que além de fortalecer os músculos, irá aliviar o estresse e a tensão acumulada. Bons exemplos são a natação e o Pilates.
Tratamento para contratura muscular
O tratamento para contratura muscular é feito através de massagens que dissolvam o nódulo formado e que melhoram o aporte sanguíneo local, uso de bolsas de água morna e, por vezes, fisioterapia. Esta última é mais indicada para casos graves, onde as contraturas são grandes, muito dolorosas ou em grande número, diminuindo a qualidade de vida do indivíduo.
O Miosan (Cloridrato de ciclobenzaprina) é um remédio indicado para casos de espasmos e de contraturas