Moinho paulista
“Modelo organizacional é o instrumento administrativo resultante da identificação, análise, ordenação e agrupamento das atividades e dos recursos da empresa, incluindo o estabelecimento dos níveis de alçada e dos processos decisórios, visando o alcance dos objetivos estabelecidos pelos planejamentos das empresas”.
(Oliveira, 2010, p.69)
Para montar a estrutura organizacional de uma empresa deve-se estabelecer objetivos e estratégias com a finalidade de alcançar as situações e resultados desejados.
Antes de definir a estrutura, é necessário que a função organização esteja conceituada, já que a estrutura organizacional é o ponto básico para que o processo organizacional seja concretizado.
“Organização da empresa é a ordenação e o agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance dos objetivos e resultados estabelecidos”. (Oliveira, 2010, p.63)
Além de uma organização adequada, podemos citar outras três funções básicas: Planejamento; Direção; Controle.
Fonte: Sistemas, Organizações & Métodos – Uma abordagem gerencial, p.64.
1.1 Apresentação da empresa
Fonte: www.nita.com.br/empresa - Acesso em 21/04/2012
Empresa fundada pelo Moinho Inglês na década de 20, a Moinho Paulista é uma importante indústria nacional de moagem de trigo que tem tradição de sobra na cozinha da dona de casa brasileira e presença nas principais indústrias alimentícias do País.
Sua localização privilegiada no porto de Santos e um eficiente processo de descarga e transporte de trigo diretamente dos navios para os silos do Moinho Paulista, faz com que sua produtividade na recepção de trigo seja uma das mais eficientes entre outros moinhos.
Em 1968, o Moinho Paulista foi adquirido pelo Grupo Verpar, holding do Grupo J. Alves Veríssimo Ltda, empresa proprietária de indústrias