Moeda local
O cidadão que concordar em não pagar a taxa de recolhimento do lixo concorda automaticamente em separar o lixo orgânico do reciclável. O caminhão passa, recolhe e leva todo o material até o balcão da Cooperativa dos Coletores de Material reciclável da Foz do Rio Itajaí (Cooperfoz). Desde 2001, o projeto funciona e gera renda para toda a cooperativa.
O Presidente da Cooperfoz, Jonatas de Souza ressalta o papel da economia solidária no grupo. “É uma maneira diferente de fazer economia. Não existe um patrão, dividimos semanalmente o lucro com os cooperados”.
A questão financeira se entrelaça com a qualidade nas condições de trabalho, pois segundo o presidente, o foco é no trabalhador: “Não pensamos em trabalhar 15 horas seguidas, é um grupo que se entende, tem a atenção necessária e divisão igual de trabalho”, avalia.
A Cooperfoz recebe diariamente todo o material da coleta seletiva da cidade. Eles separam, prensam e vendem os recicláveis para empresas do estado de São Paulo. Na Paraíba, a preocupação com o meio ambiente também é um dos pilares de uma cooperativa local. Na Coopnatural, o trabalho de plantio do algodão, tecelagem e a confecção do produto final são feito de forma orgânica. Além de plantar organicamente o algodão colorido, a cooperativa organiza as vendas e as outras etapas da confecção de um novo produto.
Além de plantar organicamente o algodão colorido, a cooperativa organiza as vendas e as outras etapas da confecção de um novo produto.
De