mercados internacionais
Campus Virtual
Avaliação a Distância Disciplina: Mercados Internacionais I - Américas
Curso: Comércio Exterior
Professor: Maria de Graça Poyer
Nome do aluno: Litchelle Eskelsen
Data: 23/08/2013
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Com a crise na economia mundial, as exportações e importações sofreram uma redução significativa nos fluxos do comércio internacional. E neste contexto, alguns países da América Latina, estão tentando impulsionar seu comércio através de mecanismos que reduzam os custos das transações com um maior destaque para as moedas locais. O Conselho do Mercado Comum do Mercosul aprovou a substituição do dólar por moedas locais no intercâmbio comercial do bloco sul-americano. Alguns ministros defendem que a medida serve para enfrentar a crise econômica. Atualmente, Brasil e Argentina já realizam trocas comerciais usando o real e o peso argentino em seu comércio. Os dois países adotaram um acordo bilateral para o comércio em moeda local, mecanismo que beneficia principalmente as pequenas e médias empresas pela economia na intermediação de divisas com o dólar.
Com base no texto responda as seguintes questões:
1. Qual o nome deste acordo de pagamentos entre Brasil e Argentina? Explique o seu funcionamento e por que ele está sendo utilizado para enfrentar a crise econômica? (3,0 pontos)
O nome deste acordo é Sistema de Pagamentos em Moeda Local (SML), trata-se de operação em que o pagamento das importações e exportações entre Brasil e Argentina poderá ser realizado através das respectivas moedas de cada país, ou seja, não existe mais a conversão tanto do real quanto do peso em dólar para a realização de uma operação comercial entre Brasil e Argentina.