Mercado internacional
É a troca de mercadorias e capitais realizada entre países. Na maioria dos países, ele representa uma grande parcela do PIB. O mercado internacional está presente em grande parte da história da humanidade, mas a sua importância econômica, social e política se tornou crescente nos últimos séculos. O avanço industrial, dos transportes, a globalização, o surgimento das corporações multinacionais, o outsourcing tiveram grande impacto no incremento deste comércio. O aumento do mercado internacional pode ser relacionado com o fenômeno da globalização.
Como funciona o mercado internacional?
O mercado internacional se caracteriza pela troca de mercadorias e capitais entre países, cada qual procurando o melhor preço para o que produz. É muito parecido com o que acontece entre empresa nos mercados internos.
Moeda internacional
A moeda de troca internacional é o dólar. O dólar substituiu a libra esterlina como moeda internacional no final da Segunda Guerra Mundial. O objetivo dos países que participam do mercado internacional é o acumulo de dólares.
Balança Comercial
Quando um país exporta, isto é, vende produtos no mercado internacional, ele recebe uma quantia em dólares por essa venda. Quando um país importa, compra produtos de fora, ele efetua o pagamento me dólares, o que diminui suas reservas. Déficit na balança comercial e quando um país gasta mais nas importações do que arrecada nas exportações, ou seja, fica devendo. Superávit é quando um país arrecada mais do que gasta no mercado internacional gerando uma reserva de dólares.
Participação dos países ricos
Os países ricos vendem produtos de alta tecnologia para países subdesenvolvidos, esses produtos apresentam preços elevados, gerando altos lucros para países que detêm tal tecnologia. Como nos casos dos Estados Unidos e Alemanha.
Participação dos países pobres
Os países pobres vendem produtos agropecuários