Modulo I - Combate a Incendio (2)
Prof.: Michael Malta Poubel
Combate a Incêndio
Na sua evolução, o homem primitivo passou a utilizar o fogo como parte integrante da sua vida. O fogo colhido dos eventos naturais e, mais tarde, obtido intencionalmente através da fricção de pedras, foi utilizado na iluminação e aquecimento das cavernas e no cozimento da sua comida.
Nesse período, o homem dominava, plenamente, as técnicas de obtenção do fogo tendo-o, porém, como um fenômeno sobrenatural.
Elaborado por Michael Malta Poubel
2
O início de um incêndio é uma
situação de emergência, devendo o seu controle ser feito de maneira organizada e utilizando-se os recursos necessários disponíveis, pois, se assim não for, poderá acarretar num acidente de maiores proporções. Elaborado por Michael Malta Poubel
O fogo se origina a partir de uma reação química, que necessita basicamente de três elementos para sua formação, são eles:
•oxigênio (comburente),
• Combustivel (materiais com carbono),
• calor (gerado pelo tempo ou ração).
Formando assim um processo chamado oxidação
Elaborado por Michael Malta Poubel
É uma reação química que pode se dar em períodos muito lentos a rápidos.
Elaborado por Michael Malta Poubel
Para a existência desta oxidação especial, é necessário a união de três elementos básicos, formando um conjunto chamado triângulo do fogo.
Fogo é uma reação química de oxidação que se processa a alta velocidade, com desprendimento de energia sob forma de luz e calor (chama).
Chama: Porção de luz resultante da combustão dos gases produzidos por matérias incendiadas.
Incêndio : NBR 1380
Elaborado por Michael Malta Poubel
Podemos citar ainda um quarto elemento que compõem o triângulo do fogo, que é a proporção quantitativa dos elementos, deixando de ser um triângulo para ser um tetraedro. Elaborado por Michael Malta Poubel
É todo material que queima.
São sólidos, líquidos e gasosos, sendo que os sólidos
e