modulo 1
A psicologia é uma ciência que estuda o comportamento humano e animal e os seus processos mentais, o corpo e a mente são estudados de forma integrada e não separadamente.
O psicólogo tenta compreender o pensamento das pessoas que possuem algum tipo de problema ou distúrbio psicológico.
O objetivo final é a saúde mental do individuo para que este possa ter uma boa qualidade de vida alem disso atua muitas vezes em outras áreas como a medicina, pedagogia, sociologia e antropologia.
A Psicologia experimental
Ocorre nos finais do séc. XIX, altura em que todas as áreas do saber que pretendem obter um estatuto cientifico têm que preencher os seguintes requisitos:
Submissão plena aos fatos e decomposição das matérias de que se ocupam em elementos mais simples.
Wundt
Wundt foi um dos pioneiros na história da psicologia, foi ele quem fundou a psicologia cientifica e também criou o primeiro laboratório experimental de psicologia, esse situava-se no Instituto Experimental de Psicologia da Universidade de Leipzig na Alemanha em 1879 , esse era médico, filosofo e psicólogo, começou a estudar a consciência e o seus processos mentais, e um método especifico de trabalho "a introspeção controlada" que tem as suas limitações, essa limitações são:
Não permite outros observadores que não o próprio, pois ninguém pode observar a consciência dos outros.
Não permite conhecer processos mentais complexos.
Não tem uma aplicação universal, não pode ser aplicado a quem não seja capaz de fazer uma autoanálise: crianças, doentes mentais, e animais.
Faleceu em 1920. Pavlov
Na década de 1920, ao estudar a produção de saliva em cães expostos a diversos tipos de estímulos, Pavlov percebeu que com o tempo a salivação passava a ocorrer diante de situações e estímulos que anteriormente não causavam tal comportamento (como por exemplo o som dos passos de seu assistente ou a apresentação da tigela de alimento). Curioso, realizou experimentos em