Modulo 1
Docente: Graziela Lucchesi
Discente: Paula do Amaral Harada
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
-MÓDULO 1-
Educação é um daqueles assuntos que a priori pensamos que sabemos do que se trata, mas basta uma pitada de reflexão e vemos o quanto é um assunto naturalizado em nossa vida. No Módulo 1 de Psicologia e Educação I, buscamos entender os fundamentos da tão dita educação. Surgindo imediatamente a questão: “O que é educação?”.
Esta questão dá nome ao livro de Carlos Rodrigues Brandão (1981), o autor apresenta inicialmente que não há uma fórmula única nem um modelo de educação, o que contribui para desnaturalizar a educação como algo já dado mas encará-la como uma produção humana, sendo inerente, portanto, à cultura. Com essa proposta, já nos desafiamos a pôr em crítica o que do senso comum entendemos por educação, bem como o caráter idealizador que esta pode adquirir em uma sociedade na qual não são poucas as contradições.
Saviani (2003) expõe que a educação visa produzir intencionalmente nos indivíduos a humanidade produzida histórica e coletivamente. Proporcionando assim, a apropriação e objetivação do singular daquilo que é universal (OLIVEIRA, 2005). Esta apropriação se dá de forma dialética e é mediada pelo particular que caractarizaria determinadas circunstâncias, uma comunidade na qual o singular reside.
Cada grupo desenvolve recursos e métodos para ensinar os indivíduos, possibilitando a socialização neste determinado grupo. A educação é vista como inevitável uma vez que o homem necessita produzir e reproduzir sua própria existência. No entanto, encontraremos na história diferentes práticas e finalidades do ensinar.
Na Grécia, a educação era marcada pelo que se chamava Paidéia, em seu conceito, seria a educação grega que buscava uma formação harmônica do homem, desenvolvimento de toda a consciência e corpo, entendida como um longo processo no qual o cidadão incorporaria a cultura da pólis (BRANDÂO,1981).
No entanto, podemos