modulação digital
DISCIPLINA: Elemento de telecomunicações
PROFESSOR:
ALUNOS / PRONTUÁRIOS:
São João da Boa Vista – SP
Abril de 2013
Modulação digital
Atualmente, os sistemas de modulação puramente analógica (como AM e FM) vêm sendo gradativamente substituídos por sistemas digitais, que apresentam maior capacidade de transmissão e maior confiabilidade. Além disso, podem ser produzidos por menor custo que os analógicos. Outra vantagem desse tipo de modulação é a menor ocupação de largura de banda do sinal. Basicamente a modulação analógica se da pela conversão de um sinal analógico em um sinal composto de pulsos ao longo do tempo. A modulação digital pode ser dividida em três tipos principais:
ASK- Amplitude Shift Keying (Chaveamento por amplitude)
É a forma mais simples da modulação, também conhecida como on-off, e consiste em representar os sinais alto e baixo pela presença e ausência do sinal da portadora.Na figura 1, é feita uma representação entre sinal modulado e sinal modulador para a modelação ASK.
Figura 1:Representação de modulação ASK(m:sinal modulador;y:sinal modulado)
FSK-Frequency Shift Keying (Chaveamento por frequência)
Na modulação FSK, o valor de “0” e valor de “1” assumem diferentes tipos de frequências, como por exemplo, valor “0” possui a frequência f¹ e o valor “1” possui frequência f².
A modulação FSK foi originalmente desenvolvida para enviar texto através de dispositivos de radio teleimpressor, é o modo mais rápido de se enviar texto pelo rádio, e os modos de correção de erro oferecem alta acuracidade e confiabilidade. O espaço de frequência ocupado depende da quantidade de deslocamento, mas um sinal típico de FSK ocupa menos que 1,5 kHz de espaço. A grande desvantagem do FSK é a necessidade de um equipamento de recepção mais elaborado.
A principal característica da modulação FSK é a imunidade a