Modulação analogica e digital
Santo André 2011
Universidade do Grande ABC
REDES DE COMPUTADORES Telefonia Celular e Móvel
Santo André 2011
Universidade do Grande ABC
Modulação Analógica
Modulação: É o processo de variação de altura (amplitude), de intensidade, frequência, do comprimento e/ou da fase de onda numa onda de transporte, que deforma uma das características de um sinal portador (amplitude, fase ou frequência) que varia proporcionalmente ao sinal modulador.
INTRODUÇÃO Dentre os vários meio de comunicação existentes, radiodifusão, televisão, telefonia e outros a transmissão da informação de um lugar para outro utilizando se de sinais através de um meio de propagação não guiado ex.: atmosfera para transmissão de comunicações móveis ou pela propagação guiada ex.: linhas telefônicas.
TRANSMISSOR – CANAL – RECEPTOR
O exemplo no caso acústico onde o elemento radiador é o alto falante, cujas dimensões físicas dependem da frequência e da quantidade de energia a ser transferida. Já no caso dos radiotransmissores seria impraticável a transmissão de sinais na frequência da voz humanas, pois a partir da teoria de ondas eletromagnéticas, pode se demostrar que um sinal só é irradiado com eficácia se a antena irradiadora tiver dimensões da ordem de um decimo ou mais do comprimento da onda correspondente à frequência dos sinais a serem transmitidos.
Santo André 2011
Universidade do Grande ABC
TIPOS DE MODULAÇÃO
Modulação em Amplitude (AM), Quando o parâmetro da portadora a ser variado é a amplitude.
Modulação em Ângulo, Quando o parâmetro da portadora a ser variado é a sua fase (PM), ou frequência (FM).
Modulação em Quadratura (QUAM), Quando são variados os parâmetros de amplitude e ângulo ao mesmo tempo.
Santo André 2011
Universidade do Grande ABC
Modulação Digital
INTRODUÇÃO
A modulação digital apresenta uma serie de vantagens comparadas ao sistema analógico dentre os quais: Maiores taxas de dados com