Tecnicas de Modulação & Multiplexação
• Todas as técnicas de modulação envolvem o deslocamento do sinal original, doravante denominado sinal modulador ou modulante, de sua faixa de freqüências original para uma outra faixa.
O valor desse deslocamento corresponde à freqüência de uma onda denominada portadora.
Toda onda possui três características básicas explicadas anteriormente: amplitude, freqüência e fase.
Quando se modula uma portadora, uma destas características será modificada em função do sinal para que o destinatário possa, através da verificação da característica usada na modulação, recuperar o sinal original.
O sinal modulador pode ser do tipo Analógico ou Digital levando a duas categorias de modulação: a modulação analógica e a modulação digital.
Técnicas de Modulação
• Modulação Analógica.
A modulação é chamada de analógica quando o sinal modulador for do tipo analógico.
Existem três técnicas básicas de modulação analógica. – Modulação por Amplitude (Amplitude Modulation – AM);
Na modulação por amplitude, a portadora terá a sua amplitude sendo modificada em função do sinal modulador. Neste caso, quando o sinal modulador aumenta em amplitude, a portadora também aumentará e quando o sinal modulador diminuir de amplitude, a amplitude da portadora também será diminuída. Um cuidado importante a ser tomado é quanto a amplitude mínima da portadora. Se ela ficar inferior a capacidade do receptor em identificá-la, o sinal será perdido.
Técnicas de Modulação
– Modulação por Freqüência (Frequency Modulation – FM);
Na modulação por freqüência, a portadora terá a sua freqüência variando em função do sinal modulador. Quando o sinal modulador aumenta em amplitude, a freqüência da portadora será aumentada e quando o sinal diminuir de amplitude a freqüência da portadora será diminuída. A aparência da portadora modulada fica semelhante a um efeito de sanfona. Tal como no caso anterior, o aparelho receptor analisará a variação na freqüência da