A GESTÃO DE LEDA SANTOS PIRES NA ESCOLA DE ENFERMAGEM ALFREDO PINTO
Paula Cristina David Lessa Carneiro Leão(IC-UNIRIO); Almerinda Moreira (Escola de Enfermagem Alfredo Pinto- UNIRIO)
Palavras-chave: História, Biografia, Enfermagem, Dirigente.
RESUMO
Trata-se De um estudo histórico-social sobre o período em que a diretora Leda Santos Pires esteve na gestão da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto. Os objetivos deste estudo são resgatar a memória da diretora Leda Santos Pires da Escola Alfredo Pinto; e descrever e divulgar a trajetória biográfica dessa personalidade que foi tão importante para o desenvolvimento e progresso da EEAP. O objeto de estudo será análise de fragmentos da história de vida e a gestão de Leda Santos Pires como diretora da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto. Portanto, esse estudo torna-se relevante, pois veio dar luz a um personagem importante para a História da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto e também, proporcionará uma visão sóciopolítico da época. Os fatos aqui descritos foram achados no acervo da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto e em bibliografias de apoio.
INTRODUÇÃO
Considerações Iniciais
O projeto: Os Dirigentes da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto foi a base para que este subprojeto fosse elaborado. Tal projeto está vinculado ao Laboratório de Pesquisa de História de Enfermagem – LAPHE e a Linha de Pesquisa Desenvolvimento da Enfermagem Brasileira do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Enfermagem da EEAP/UNIRIO.
A Escola de Enfermagem Alfredo Pinto - EEAP foi fundada em 27 de setembro de 1890, foi a primeira Escola de enfermagem do Brasil. Esta foi criada com o objetivo de preparar enfermeiros e enfermeiras para os hospícios e hospitais civis e militares. No início era chamada de Escola Profissional de Enfermeiras e Enfermeiros, porém não houve só mudança no nome. A Escola de Enfermagem passou por várias fases de reorganização até se tornar a atual Escola de Enfermagem Alfredo Pinto,