Modulação Digital
Trabalho de Elementos de Telecomunicações
MODULAÇÃO
DIGITAL
Alunos:
Victor Dutra Ferreira Nº23
Gabriel Barbosa Doria Nº03
Lucas Theodoro Guimarães de Almeida Nº14
Turma 204
Disciplina: Elementos de Telecomunicações –ETL- Professor José Pedro de Oliveira e Robertson
Data de Entrega: 24/09/2014
O processo de modulação varia a amplitude, frequência e fase de uma onda a qual transporta informações ou onda portadora, sendo as características antes citadas variadas proporcionalmente ao sinal modulador. Dentre os tipos de modulação destacaremos a modulação digital.
Também chamada de modulação discreta ou codificada, a modulação digital varia as características do sinal portador gerado a fim de codifica-lo digitalmente, desta forma a informação é transmitida ao meio com formato digital e é recebida e demodulada para a linguagem original, como podemos notar abaixo:
Este tipo de modulação é utilizada quando se deseja transmitir uma mensagem ou forma de onda que faz parte de um conjunto finito de valores discretos representando um código, como no caso da comunicação binária, onde as mensagens são transmitidas por apenas dois símbolos: 1 (presença de pulso) e 0 (ausência de pulso).
Os principais subtipos de modulação digital mais utilizados são:
ASK- Amplitude Shift Keying
Trata-se de um chaveamento da amplitude que finaliza a geração de zeros e uns para transmitir a mensagem. Este processo é o mais simples quando se trata de envio de dados digitais e um uso comum é por parte da Telegrafia, muito utilizada antigamente.
http://coral.ufsm.br/gpscom/professores/Renato%20Machado/ComunicacaoDeDados/ComDados10.pdf acesso: 21/09/2014
FSK- Frequency Shift Keying
Este processo consiste no deslocamento de frequência através do chaveamento, que representa valores binários para duas frequências distintas.
Utilizado por exemplo, nos antigos modems FSK e na gravação de fitas