modos de produção
Disciplina: Sociologia
Taquara, 2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1. EVOLUÇÃO HISTORIDA NO PODER DAS ORGANIZAÇÕES 4
1.1. Cooptação 4
1.2. Cogestão 4
1.3. Autogestão 5
1.4. Sistema de Organização Taylorismo 5
1.5. Sistema de Organização Fordismo 6
1.6. Sistema de Organização Toyotismo 7
2. NOVOS MODELOS DE PRODUÇÃO, TRABALHO E EMPREGO 9
3. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 11
4. RESPONSABILIDADE SOCIAL DA PRODUÇÃO 13
CONCLUSÃO 16
BIBLIOGRAFIA 17
INTRODUÇÃO
Conforme a sociedade evolui, também as maneiras de produção e nota-se uma preocupação com o meio ambiente e humanidade. Mas, para entendermos melhor todas essas mudanças, apresentaremos neste trabalho os modos de produção, Taylorismo, Fordismo e Toyotismo, assim como suas características. E, também, os novos modelos de produção e emprego que estão surgindo com o passar do tempo e em virtude das necessidades atuais.
Mas, não podemos falar em modos de produção e organizações sem mencionar os assuntos que cada dia mais é discutido na sociedade, que são Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social.
1. Evolução histórica no poder das organizações
Para conhecermos a evolução histórica no poder das organizações, devemos antes entender um pouco sobre os sistemas de cooptação, cogestão e autogestão.
1.1 Cooptação
É um sistema de organização em que uma associação, nomeia internamente os seus próprios membros, sem depender de critérios internos. Sua vantagem é que pode definir por si, quem serão seus próprios membros.
Um exemplo é no Império Romano (época dos Antoninos), os imperadores elegiam o sucessor em vida e legalizavam a situação sem levar em conta o princípio hereditário. O dito sucessor cooptado era adotado como filho.
1.2 Cogestão
Neste sistema os operários participam do processo de melhorias e otimização na execução de um fim proposto pela fábrica. Desta forma, é incentivada a criatividade e